EDITORA: INTRÍNSECA
LANÇAMENTO: 2012
Nº DE PAGINAS: 318
ONDE COMPRAR:

Vencedor da enquete!!" E eu figuei muito animado na hora que vi, estava muito ansioso para resenhar esse livro, então vamos lá.

“O ponto de vista de uma criança que, ciente de sua estranheza e de seus deslocamento do mundo, cria um manifesto em favor da gentileza” – Veja.com

August, ou Auggie, é um menino que nasceu com uma síndrome genética que acarretou em uma deficiência facial. Desde então ele precisa fazer várias cirurgias e usar aparelhos para várias coisas, mas isso o faz sempre ficar em casa e apenas andar pelo seu bairro. Até então August nunca frequentou uma escola. Mas, quando ele completa dez anos e se vê “livre” dessas coisas, seus pais decidem matricula-lo em um colégio, a Beeecher Prep. A partir daí Auggie se vê em um novo mundo e agora em frente à surpresa das pessoas para o seu rosto, ele precisa ir em frente e mostrar a elas o quanto é normal.

Tenho que admitir que fiquei emocionado com o livro e quero muito uma continuação...mas conclui que este é o suficiente. Este é o primeiro livro da autora R.J.Palacio e gostei muito, tanto de como ela aborda o tema do “bully” nos colégios. O livro retrata muito a gentileza, tanto foi no começo onde poucos se aproximavam para conversar com o Auggie.

Mas, oque mais gostei do livro foi os personagens, o Auggie, por exemplo, é realmente uma das pessoas mais legais que já conhecia nesse mar de livros, gosta de Star Wars e é bem divertido falando sobre. Mesmo sabendo que as pessoas vão olhá-lo com outros olhos ele já está acostumado e não liga, mas o modo como a autora retrata é muito real, tanto pelo fato de ele ser tão gentil e tímido em relação a isso.O livro faz questão de colocar o ponto de vista de vários deles. O livro é dividido em partes e em cada uma o eu lírico muda, uma é o August, em outra sua irmã Via, seus amigos e assim vai. Com isso não ficamos presos no ponto de vista do Auggie ver o mundo. Os capítulos dos livros são bem curtos, cada uma com no Maximo 5 paginas, e a escrita é muito gostosa de ler.

Algumas passagens/citações do livro:

“Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.” – Auggie

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha gentil.” – Dr. Wayne W. Dyer

“A si mesmo seja verdadeiro.” – Hamlet, Shakespeare.

“Não tenha amigos que não estejam à sua altura.” – Confúcio

“Seus feitos são seus monumentos.” – Inscrição em uma tumba egípcia.


Fiquei muito feliz...por fazer essa resenha e espero muito terem gostado. E é claro, o livro faz jus ao nome! Se você já leu o livro e quiser compartilhar oque achou comente! E seu você ainda não leu, mas quer ler depois de ler a essa resenha comente tbm ; ) ...não esqueçam de dar dicas/sugestões e até a próxima... : )