EDITORA: SALVAT
LANÇAMENTO: 2010
N° DE PÁGINAS: 208
ONDE COMPRAR: Saraiva

Olá pessoal! Hoje trago mais um resenha. Desta vez um tanto diferente, já que nunca trouxe uma HQ!
"Guerra Civl" é uma HQ da Marvel, sendo lançada pela Panini aqui no Brasil, com Millar como escritor e Mcniver como artista. (A edição que eu li reunia todos os 7 quadrinhos de "Guerra Civil", e , faz parte da Coleção Oficial de Graphic Novels*)
*HQs, mangas...etc, de longa duração. Como uma novela.


Tenho que dizer que: esta é uma INCRÍVEL obra. A história, enredo e arte se misturam de uma forma excepcional fazendo desta HQ uma das melhores obras da Marvel . Mas, vamos começar pela história:

Nesses tempos, o apoio público aos super-heróis diminuiu bastante. Isto se deve por vários acontecimentos...mas, o que fez includir a guerra foi um acontecimento em especial que acarretou a morte de vários civis. Em um Realty Show, onde os Novos Guerreiros descobrem o esconderijo de  quatro super-vilões procurados, e um deles, Nitro, em tentativa de fuga, acaba explodindo boa parte do local. Assim, levando a vida e vários civis. Com isso, o governo toma certas medidas, criando assim a Lei de Registro de Super-Heróis. Onde, todos os heróis não "registrados"(que não tenham revelado, ainda, sua identidade secreta) serão perseguidos e presos. E é assim que a guerra começa. De um lado, o Capitão América, contra a Lei...e do outro, o Homem de Ferro, que apoia a decisão do governo. E então, de que lado você ficaria?

Bom, uma batalha entre super-heróis já é algo genialmente interessante. Colocando duas ideologias em empate, então...
Não sou muito fã da Marvel, já que, passei praticamente toda vida lendo a DC, haha Mas, tenho que admitir, esta foi uma das melhores HQs já criadas. 

Arte do livro:


A arte do livro está fenomenal! Gostei bastante do trabalho do Steve Mcniven. Genial!

O enredo em si é muito bem retratado. Em nenhum momento as histórias e acontecimentos se divergem. A HQs consegue trazer um tanto a emoção das batalhas, quanto o âmbito politico em que eles estão vivenciando. Guerra Civil acabou se tornando um marco para a Marvel. Pois, seus acontecimentos acabam influenciando, e muito, obras futuras. E também, algumas coisas servem para explicar outras. Futuramente.

A estória é repleta de reviravoltas. Tantos com heróis de uma aliança indo para outra, ou até mesmo, Vilões...sim, até mesmo os vilões se propuseram a ajudar. Até porque estas decisões estavam afetando, em partes, o crime em si. 

Algo bem legal que eu percebi foi que, ao final do livro, eles colocaram as capas de todas as edições. Tanto como, os rascunhos. Eu achei bem legal e eles poderiam fazer mais disto nas futuras HQs.

Enfim, deixo para todos essa recomendação. Não falarei muito haha para não dar spoilers demais!

Até um futuro próximo. Que a força esteja com vocês!

Comentem, deem dicas/sugestões. Sua opinião é muito importante ;)